O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Campinas propõe uma formação ampla, oferecendo tanto os instrumentais teóricos para a compreensão da realidade econômica, como os instrumentais práticos de atuação do profissional na área de Economia. Situando a Economia no interior das Ciências Sociais e apontando para as especificidades históricas da constituição do capitalismo no Brasil, a graduação do economista do IE-Unicamp não somente é ampla, como também bastante crítica.
Ao longo da graduação, os alunos do curso de Economia participam de diversas atividades que os capacitarão a exercer a função de economista tanto do ponto de vista privado, quanto do ponto de vista social. A Economica é uma empresa junior, especializada em consultoria voltada a pequenas empresas e microempreendedores. O Grupo de Mercado Financeiro da Unicamp (GMF) promove cursos e palestras voltados ao conhecimento do funcionamento do mercado financeiro de forma simples e gratuita. O Centro Acadêmico do Instituto de Economia visa à ampliação da participação política dos estudantes, defendendo o respeito à diversidade. A Associação Atlética Acadêmica XV de Julho é a entidade responsável pela integração do estudante de Economia à sociedade por meio do esporte. Uma vez ao ano, todas as entidades estudantis se reúnem para a realização da Semana de Economia, que complementa a formação do economista Unicamp, instigando o debate em temas atuais.
Ao economista formado pelo IE, é possível uma ampla gama de atuações, tanto no setor privado, incluindo o mercado financeiro, quanto no setor público, e não são poucos os exemplos de proeminentes figuras públicas de nossa sociedade formadas pelo Instituto de Economia Unicamp.
Integral
Reconhecido pelo MEC por meio do Decreto Federal nº 079302, de 24/02/1977, renovado pela Portaria CEE/GP nº 000350, de 10/09/2002, o curso é realizado em período integral, com aulas das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Para graduar-se, o aluno deve perfazer o total de 200 créditos, equivalentes a 3000 horas, e a integralização poderá ocorrer no período mínimo de 8 (oito) semestres, conforme sugestão da Unidade para cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 (doze) semestres. O Currículo Pleno de cada curso será composto de uma parte de disciplinas obrigatórias e outra de eletivas. A parte obrigatória será composta por um elenco pré-determinado. Quanto a parte eletiva, será fixado um determinado número de créditos que o aluno deve obter dentre um elenco estabelecido pelas Unidades de Ensino.
Estrutura |
|
Fluxograma |
Noturno
Reconhecido pelo MEC por meio do Decreto Federal nº 079302, de 24/02/1977, renovado pela Portaria CEE/GP nº 000350, de 10/09/2002, o curso é realizado em período noturno, com aulas das 19h00 às 23h00. Para graduar-se, o aluno deve perfazer o total de 200 créditos, equivalentes a 3000 horas, e a integralização poderá ocorrer no período mínimo de 10 (dez) semestres, conforme sugestão da Unidade para cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 16 (dezesseis) semestres. O Currículo Pleno de cada curso será composto de uma parte de disciplinas obrigatórias e outra de eletivas. A parte obrigatória será composta por um elenco pré-determinado. Quanto a parte eletiva, será fixado um determinado número de créditos que o aluno deve obter dentre um elenco estabelecido pelas Unidades de Ensino.
Estrutura |
|
Fluxograma |