Instituto

O Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp iniciou suas atividades em 1968, com cursos de economia e planejamento econômico em nível de pós-graduação. Considera-se essa a data de nascimento do IE/Unicamp. O curso de graduação em Ciências Econômicas começa em 1970 e o Mestrado e o Doutorado em economia foram formalmente implementados ao longo daquela década (1974 e 1977, respectivamente). Em 1984, o Departamento se transformou no Instituto de Economia (IE) e sua institucionalização seguiu seu caminho desde então. Nestas primeiras décadas, que se confundem com a história da Unicamp, não foram poucas nem desimportantes as contribuições do IE para a formação de quadros aos setores público e privado do país, a participação de seus alunos, docentes e pesquisadores no debate público sobre as grandes questões nacionais, e o reconhecimento de sua produção acadêmica.

Para além da variedade que felizmente marca o Instituto de Economia, talvez a sua característica principal seja um elevado grau de identidade de seus docentes, pesquisas e cursos, com uma determinada forma de enxergar as relações econômicas, a economia brasileira e sua forma de inserção no mundo. Esta identidade, que o distingue de outras instituições no Brasil e não significa ausência de críticas internas, é geralmente apresentada sob o título de “Escola de Campinas”.

Aqui se entende esta alcunha como sinônimo de uma interpretação original e singular sobre a formação e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Gestada na confecção e discussão das obras seminais de alguns dos fundadores do IE nos anos 1970, tal interpretação não é apenas uma linha de explicação para fenômenos em curso no Brasil à época. Ela envolveu o diálogo crítico com a tradição estruturalista latino-americana nas discussões sobre o desenvolvimento, a mobilização também original de um conjunto de referências teóricas em economia (notadamente Marx, Kalecki, Keynes e Schumpeter), e um esforço renovado nas décadas seguintes, por velhas e novas gerações de professores, de interpretar a evolução da economia brasileira e seus desafios em busca do desenvolvimento.

1968

Início das atividades do Departamento de Economia e Planejamento/DEPE no IFCH. Programa de implantação elaborado pelos Profs. Ferdinando de O. Figueiredo, Roberto Ruiz de Gamboa e Wilson Cano.

1970

Início do curso de Graduação em Ciências Econômicas

1974

Início do curso de Pós-graduação em Economia, em nível de Mestrado

1977

Início do curso de Pós-graduação em Economia, em nível de Doutorado

1993

Parecer CEPE n° 177/1993 favorável à criação do Departamento de Teoria Econômica/DTE. Parecer CEPE n° 178/1993 favorável à criação do Departamento de Política e História Econômica/DPHE.

Histórico de Eventos - IE

Agradecimentos ao SIARQ e ao Jornal da Unicamp pela cessão de fotos.