A Dra. Raquel Almeida Ramos, que defendeu tese no Instituto de Economia da Unicamp, foi declarada vencedora do Prêmio de Pesquisa Econômica BRICS 2017 do ExportImport Bank da Índia (Exim Bank) com sua tese de doutorado intitulada "Financiamento e suas implicações na determinação das taxas de câmbio das economias emergentes".
A cerimônia foi realizada durante o 7º Fórum Financeiro anual do BRICS, em Pequim.
O Prêmio foi entregue à vencedora pelo Sr. Hu Huaibang, Presidente do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), na presença dos Chefes dos bancos de desenvolvimento membros do BRICS, Sr. Paulo Rabello de Castro, Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Sr. Nikolay Tsekhomskiy, primeiro vice-presidente; Banco de Desenvolvimento e Assuntos Económicos Estrangeiros da Rússia, Vnesheconombank (VEB); Sr. David Rasuqinha, Diretor Geral de Export-Import Bank of Índia; e o Sr. Jabu Moleketi, presidente do Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA).
A tese vencedora
Dr. Raquel Almeida Ramos recebeu seu doutorado em 2016 pela Université Paris 13, Sorbonne Paris Cité, França e pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, trabalha como pesquisadora no Centre d'Économie de Paris Nord, Université Paris 13, Sorbonne Paris Cité, França.
O objetivo do Prêmio é estimular e encorajar pesquisas avançadas de doutorado sobre temas relacionados à economia de relevância contemporânea para os países membros dos BRICS.
O BRICS Economic Research Award representa os esforços do Exim Bank na promoção de pesquisas na área de economia internacional, comércio e desenvolvimento e financiamento. O Prêmio foi aceito como inscrições, tese de doutorado escrita por cidadãos dos cinco países membros dos BRICS, que receberam um doutorado ou foram aceitos para a concessão de um doutorado de qualquer universidade ou instituição acadêmica globalmente.