PREMIAÇÃO
O economista Daniel Herrera Pinto, formado pelo Instituto de Economia da Unicamp, conquistou o primeiro lugar na categoria Mestrado do 38º Prêmio BNDES de Economia com sua dissertação "Políticas de mitigação de mudanças climáticas para o Brasil: análise com um modelo dinâmico de supermultiplicador sraffiano com consistência de fluxos e estoques".
O trabalho, orientado pelo professor Gustavo de Oliveira Aggio, propõe um modelo macroeconômico inovador que conecta o crescimento econômico brasileiro às emissões de gases de efeito estufa e ao aquecimento global. Pinto utilizou metodologias heterodoxas como a consistência entre fluxos e estoques e o supermultiplicador sraffiano para simular diferentes cenários e políticas de enfrentamento às mudanças climáticas.
Baixe a tese aqui
Uma das contribuições originais da pesquisa foi adaptar o debate internacional sobre aquecimento global à realidade brasileira. O autor demonstrou que o padrão de emissões do Brasil difere significativamente dos países desenvolvidos, com grande peso da agropecuária e do desmatamento. Isso demanda soluções específicas para o contexto nacional.
O modelo desenvolvido por Pinto permitiu comparar a eficácia de diferentes estratégias, como limites ao crescimento econômico e investimentos em mitigação de emissões. Os resultados indicam que políticas de mitigação tendem a ser mais efetivas que a simples desaceleração do crescimento para conter o aumento da temperatura global.
"Investimentos no abatimento das emissões de gases de efeito estufa parecem ser essenciais para evitar impactos climáticos severos. No entanto, a efetividade dessa proposta depende muito do custo unitário do abatimento", explica o pesquisador.
A dissertação premiada também inova ao utilizar um modelo de crescimento puxado pela demanda, diferentemente da maioria dos trabalhos na área que adotam modelos baseados na oferta. Isso permitiu analisar de forma mais realista os impactos de restrições de oferta causadas por danos ambientais sobre o produto da economia.
O prêmio do BNDES, um dos mais prestigiados na área econômica no país, reconhece a relevância e originalidade da pesquisa desenvolvida na Unicamp. Além do mérito acadêmico, o trabalho oferece subsídios importantes para o debate sobre políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil.
"É uma honra receber esse reconhecimento do BNDES. Espero que a pesquisa possa contribuir para aprimorar as estratégias de mitigação das mudanças climáticas no país, considerando nossas especificidades", afirma Daniel Herrera Pinto.
A premiação da tese reforça a excelência da pós-graduação em Economia da Unicamp na formação de pesquisadores capazes de produzir conhecimento de ponta e relevante para os desafios nacionais. O trabalho de Pinto exemplifica como a pesquisa acadêmica pode oferecer insights valiosos para questões urgentes como a crise climática.