PREMIAÇÃO
O artigo "Impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na agricultura familiar de Santa Catarina", de autoria de Lilian de Pellegrini Elias, Walter Belik, Marcelo Pereira da Cunha, pesquisadores do Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+), e Joaquim Jose Martins Guilhoto (FEA/USP), recebeu menção honrosa da comissão avaliadora do Prêmio Ruy Müller Paivana, na edição 58 do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).
O estudo foi publicado na revista “Revista de Economia e Sociologia Rural”. Os autores afirmam que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável por atender todas as escolas públicas brasileiras, passou, em 2009, a contar com a obrigatoriedade de empregar ao menos 30% do recurso federal em compras diretas de agricultores familiares. A obrigatoriedade tem como objetivo proporcionar melhor alimentação e concomitante desenvolvimento rural a partir do fortalecimento da agricultura familiar.
Tais propostas estão sendo concretizadas, mas ainda estão distantes de seu potencial. Neste sentido, o presente artigo, tendo o estado de Santa Catarina como objeto de estudo, trata de identificar fragilidades e propor adequações no PNAE levando-se em conta os aspectos da operacionalização e dos efeitos socioeconômicos da política pública. Os métodos utilizados foram um levantamento qualitativo feito a partir de 98 entrevistas em 31 municípios de Santa Catarina e uma análise quantitativa, tendo como instrumento para avaliação de impacto a matriz insumo-produto.
As entrevistas contemplaram agricultores familiares, responsáveis pela execução do PNAE e técnicos que apoiam a agricultura familiar. Já o modelo de insumo-produto permitiu avaliar os efeitos socioeconômicos da implementação da política. Os resultados apresentam evidências de que políticas de comercialização, como o PNAE, são uma forma de promoção do desenvolvimento rural, desde que constantemente reestruturadas para contemplar a heterogeneidade e a pulverização da agricultura familiar no território.
Leia o artigo aqui: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20032019000200215&script=sci_arttext
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27/10/2020, às 16h30, na Assembleia Geral dos Associados do Congresso da SOBER, de forma virtual.