PREMIAÇÃO

Augusto Lima Alves, graduado em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp em 2023, conquistou o Prêmio Corecon-SP de Excelência em Economia, uma das mais prestigiadas competições acadêmicas do estado. A premiação ocorreu durante o Congresso Paulista de Economia, em uma cerimônia que reuniu economistas, estudantes e professores das principais instituições de ensino de São Paulo.

A monografia de Augusto Lima Alves, intitulada "Cruzando o rio, sentindo as pedras sob os pés: uma investigação sobre os sistemas piloto de comércio de licenças de emissão na China", orientada pelo professor Bruno Martarello de Conti, realizou uma análise detalhada dos mercados de carbono na China, com foco na experiência do sistema piloto de Xangai, iniciado em 2013.

Augusto destaca os principais pontos de seu trabalho: "O trabalho teve como foco a experiência de Xangai, analisando seus fundamentos teóricos, a evolução da estratégia da China para mitigar as mudanças climáticas e a eficácia dessas políticas. Em termos gerais, encontrei um apoio importante da academia em relação aos mecanismos de precificação de carbono, uma tendência clara de fortalecimento da estratégia climática chinesa, com uma evolução gradual, marcada pela experimentação, rumo a metas mais ambiciosas e políticas públicas mais abrangentes e o êxito dos mercados de carbono chineses em reduzir as emissões de CO² por unidade de PIB, chamando atenção que cada mercado tem suas próprias regulações, adaptadas para a realidade local."

O trabalho de Augusto insere-se em um contexto global de crescente preocupação com as mudanças climáticas e busca por soluções inovadoras para a redução das emissões de dióxido de carbono. Segundo ele, "Frente aos graves alarmes da comunidade científica sobre as consequências das mudanças climáticas, intensificou-se a busca por políticas públicas capazes de acelerar a transição para uma estrutura produtiva com baixa intensidade em dióxido de carbono. Neste sentido, destacam-se os inovadores instrumentos de precificação de carbono, que se propõem a empregar o sistema de preços para a alteração generalizada do comportamento dos agentes econômicos."

A monografia explora a implementação progressiva das políticas de precificação de carbono na República Popular da China, desde o ingresso no Protocolo de Kyoto até o lançamento de sete sistemas piloto de comércio de licenças de emissões, culminando no mercado nacional. Conheça o estudo premiado aqui (https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1390094).

A conquista de Augusto Lima Alves no Prêmio CORECON-SP de Excelência em Economia reflete o comprometimento do IE Unicamp com a excelência acadêmica e a relevância das pesquisas desenvolvidas por seus estudantes. Nos últimos anos, o instituto tem se destacado no concurso, com ex-estudantes frequentemente entre os primeiros colocados, consolidando sua posição como um centro de referência em estudos econômicos no estado de São Paulo e no Brasil.

O Prêmio Corecon-SP, instituído pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo, visa promover o aprimoramento da pesquisa e a elaboração de trabalhos acadêmicos entre os formandos dos cursos de economia das faculdades paulistas. A Comissão Julgadora, composta por economistas de notório saber e coordenada por um Conselheiro do Corecon-SP, seleciona as três melhores monografias para premiação. A vencedora do 1º lugar é elegível para participar do Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo Conselho Federal de Economia, cujo resultado é anunciado geralmente no final de novembro.

Com a monografia concorrendo ao Prêmio Brasil de Economia, a expectativa é de que o trabalho de Augusto ganhe ainda mais visibilidade e reconhecimento nacional, contribuindo para o debate sobre políticas de mitigação das mudanças climáticas e a promoção de práticas econômicas sustentáveis.