PREMIAÇÃO
O Instituto de Economia (IE) da Unicamp tem a honra de informar que a tese intitulada “Uma análise econômico-ecológica da evolução tecnológica da agropecuária paranaense com base em econometria espacial”, de Sidinei Silvério da Silva, foi selecionada como a melhor tese de doutorado em administração rural pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
O trabalho, orientado pelo Prof. Dr. Ademar Ribeiro Romeiro (IE/CEA+), explora a modernização da agropecuária no estado do Paraná entre 1995 e 2017, utilizando métodos de econometria espacial. O estudo investiga a adoção de tecnologias mais produtivas e ecoeficientes, utilizando dados dos censos agropecuários de 1995/96, 2006 e 2017, e empregando técnicas como a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), a Análise de Convergência Espacial (absoluta e condicional) e o Modelo Regressivo Cruzado Espacial (SLX).
Os resultados indicam que os municípios do Paraná apresentaram, em média, melhor dinamismo em termos de produtividade comparado ao restante do Brasil. Essa evolução foi acompanhada por uma melhoria na eficiência econômico-ecológica, reduzindo emissões de CO2 e a demanda por novas áreas de cultivo e pastagens. A pesquisa confirmou a hipótese de convergência espacial do valor bruto da produção agropecuária entre os municípios do Paraná, destacando a importância da governança pública na adoção e difusão de tecnologias ecoeficientes.
Sidinei Silvério da Silva foi homenageado na Assembleia Geral Ordinária da SOBER, durante o 62º Congresso da entidade, que ocorreu na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas/TO. A cerimônia de premiação foi no dia 29 de julho de 2024, às 18h30. Além do reconhecimento, Sidinei apresentou seu trabalho em uma Sessão Organizada (SORG) no dia 30 de julho de 2024, promovendo interações com outros pesquisadores e potenciais colaborações futuras.