PREMIAÇÃO
Em 2020, o Instituto de Economia da Unicamp (IE) tem mostrado sua força e qualidade na formação de pesquisadores e se firmado entre os melhores centros de pós graduação do Brasil. Após ser destaque no prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em congressos, a instituição foi honrada com o título de melhor dissertação e segunda melhor tese no Prêmio BNDES de Economia 2020.
A dissertação “Políticas de Mitigação de Mudanças Climáticas para o Brasil: Análise com um modelo dinâmico de Supermultiplicador Sraffiano com consistência de fluxos e estoques (SFC)" (baixe), apresentada por Daniel Herrera Pinto, e orientada pelo professor Gustavo de Oliveira Aggio, foi notabilizada pelo primeiro lugar entre as dissertações.
Já a tese "Endogenous autonomous expenditures in a supermultiplier stock-flow consistent model: an appraisal of growth and distribution effects" (baixe), defendida por Lídia Brochier, e orientada pelo docente Antonio Carlos Macedo e Silva, foi selecionada em segundo lugar entre as melhores teses de doutorado em ciência econômica.
Instituído em 1977, o Prêmio BNDES de Economia é promovido anualmente e visa estimular a pesquisa no campo da Ciência Econômica Pura e Aplicada segundo a perspectiva nacional, regional ou setorial.
Participaram autores de dissertações de mestrado e de teses de doutorado em economia aprovadas em centros de ensino de pós-graduação em economia, redigidas em português, inglês ou espanhol, aprovadas nos 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à abertura das inscrições do presente Concurso.
Mais informações: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-concurso-n-1/2019-bndesaviso-de-julgamento-38-premio-bndes-de-economia-283796570