O artigo "Migração, seleção e diferenciais de rendimentos do trabalho em Pernambuco – 2000/2010", de autoria de Luís Abel da Silva Filho, doutor em economia pelo IE Unicamp, Reili Amon-Há Vieira dos Santos e Alexandre Gori Maia, docente do Instituto de Economia da Unicamp, foi um dos trabalhos premiados pelo Conselho Regional de Economia de Pernambuco durante o VII Encontro Pernambucano de Economia (VII Enpecon), realizado em Recife de 5 a 7 de dezembro de 2018.

No estudo os autores resumem que “a migração do capital humano é amplamente estudada na literatura internacional e nacional. A busca por trabalho e/ou melhores condições de trabalho é um dos principais determinantes da dinâmica migratória da força de trabalho. Nestes aspectos, o  artigo analisa a hipótese de seleção positiva migratória nos fluxos intermunicipais no estado de Pernambuco. Recorre-se ao modelo de Heckman em dois estágios, com correção de viés de seleção amostral. Os resultados mostram que o migrante intermunicipal pernambucano é positivamente selecionado. Ou seja, há características não observáveis que os tornam positivamente selecionados à migração. Além disso, as características socioeconômicas e demográficas dos migrantes afetam nos diferenciais de rendimentos entre os migrantes intermunicipais do estado.”

O artigo foi escolhido entre os três melhores na área temática “Economia Pernambucana”, que reuniu trabalhos sobre história econômica, organização industrial, cadeias produtivas, setor de serviços, infraestrutura, financiamento, desenvolvimento, finanças públicas, mercado de trabalho, políticas públicas, economia social, entre outros temas, relacionados à economia de Pernambuco.

Leia o artigo completo aqui.