O Instituto de Economia possui dois programas de pós-graduação stricto sensu: o Programa de Economia e o Programa de Desenvolvimento Econômico. Ambos oferecem os cursos de mestrado e de doutorado. Maiores detalhes são encontrados no site: http://www.eco.unicamp.br/posgraduacao/
Para cursar o mestrado o candidato deverá ser portador de diploma de graduação. Para cursar o doutorado o candidato deverá ser portador de diploma de mestrado. Ambos deverão participar de processo seletivo. Outros requisitos poderão ser mencionados em edital. A divulgação do edital, da bibliografia e o link para as inscrições on-line são divulgados anualmente no site, geralmente a partir de junho: http://www.eco.unicamp.br/posgraduacao/
O mestrado tem duração mínima de 12 e máxima de 36 meses. O doutorado tem duração mínima de 24 e máxima de 72 meses.
As disciplinas são oferecidas alternadamente durante período integral, de segunda a sexta, das 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00. O aluno deverá cumprir uma grade de disciplinas e elaborar uma dissertação ou tese. A grade de disciplinas poderá ser consultada na aba “Programas” do site: http://www.eco.unicamp.br/posgraduacao/
Não. Os cursos oferecidos são isentos de mensalidades ou de quaisquer outras taxas.
Você deverá realizar a sua pré-inscrição exclusivamente através do site: http://www.eco.unicamp.br/posgraduacao/. As pré-inscrições são disponibilizadas semestralmente durante uma semana específica, entre os meses de abril e julho para disciplinas do segundo semestre subsequente e entre os meses de setembro e dezembro para disciplinas do primeiro semestre subsequente. São permitidas até 02 disciplinas por semestre e até 03 ao longo da vida acadêmica. A aprovação na pré-inscrição estará sujeita a análise do professor responsável pela disciplina.
As datas de matrícula e demais atividades escolares ao longo do ano são divulgadas pela Diretoria Acadêmica. Você pode ter acesso aos calendários através do site: https://www.dac.unicamp.br/portal/calendario/
Não. A matrícula no curso se dá uma única vez e a matrícula nas disciplinas deve ser realizada todos os semestres.
Não. A DAC realiza a sua matrícula automaticamente.
Você deve consultar o período de desistência no calendário da DAC e realizar a desistência on-line. O Calendário da DAC está disponível em https://www.dac.unicamp.br/portal/calendario/
Não. A grade é apenas uma sugestão. No entanto, o cumprimento de todas as disciplinas dentro do prazo é obrigatório e de sua inteira responsabilidade.
São disciplinas não obrigatórias escolhidas pelo aluno, geralmente, em conjunto com o seu orientador.
Sim, mas o aproveitamento para o curso dependerá da avaliação de seu orientador e da anuência da Coordenação. Recomendamos conversar com seu orientador antes de se matricular em qualquer disciplina eletiva.
Em ambos os casos estes documentos podem ser emitidos on-line pelo próprio aluno, com código de autenticidade que substitui a assinatura. Também pode ser obtido diretamente no balcão de atendimento da DAC, pessoalmente ou através de um procurador (neste caso a DAC exigirá uma procuração).
Após o ingresso no curso, observando-se a área de concentração, linha de pesquisa, disponibilidade do orientador e anuência da Coordenação.
Somente docentes do Instituto de Economia pode orientar.
Sim, desde que todas as partes estejam de acordo e que haja anuência da Comissão de Pós-Graduação.
Não. Você deverá ter somente um orientador.
Sim, desde que todas as partes estejam de acordo e que haja anuência da Comissão de Pós-Graduação. O coorientador deverá ser um professor credenciado no respectivo Programa.
É o prazo máximo que o aluno tem para cumprir os créditos e realizar a defesa.
Não. Expirado o prazo máximo você será desligado automaticamente do curso.
O prazo é de dezoito meses e o pedido é realizado uma única vez, somente pelo orientador, desde que observados todos os pré-requisitos. Todas as informações sobre os pré-requisitos para o religamento estão no site: http://www3.eco.unicamp.br/index.php/religamentos-das-defesas
Você precisa acessar o site e seguir todas as instruções: http://www3.eco.unicamp.br/index.php/desfesas
Não é permitido.
Sim, independente de ser ou não aposentado da Unicamp, sendo classificado como membro interno ou membro externo, de acordo com a existência de vínculo com a Universidade.
Os convites são de responsabilidade do aluno e de seu orientador. A Secretaria atuará no sentido de apoiar a realização da defesa.
Bolsas de estudos são recursos disponibilizados por agências de fomento que têm a finalidade de auxiliar na permanência e na dedicação exclusiva dos alunos durante os cursos de pós-graduação. Destinam-se somente a alunos regularmente matriculados e selecionados de acordo com os critérios de cada programa.
Os valores das bolsas de estudo para os dois programas são R$2.200,00 para o mestrado e R$3.100,00 para o doutorado.
As bolsas de estudos são alocadas conforme a disponibilidade dos programas e também conforme a colocação no processo seletivo. A aprovação em processo seletivo não garante o direito a uma bolsa de estudos.
Sim, desde que seja atendida a RESOLUÇÃO CPG/IE nº 01/2020 disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/posgraduacao/Resolu%C3%A7%C3%A3o_-_horas_aula_ad_referendum_Congrega%C3%A7%C3%A3o.pdf
Os prazos máximos estabelecidos para a vigência são 24 meses para o mestrado e 36 meses para o doutorado. No entanto, o término de vigência das bolsas normalmente ocorre nos meses de fevereiro de cada ano, independente do mês de início da vigência.
Não é permitido acumular bolsa de estudos.
Aluno especial é aquele que cursa apenas disciplinas isoladas. Aluno regular é aquele regularmente matriculado nos cursos de pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp.
Você deverá solicitar o aproveitamento de estudos para a Coordenação, apresentando a ementa/programa, o histórico e a anuência de seu orientador.
Seu orientador deverá encaminhar uma solicitação para a Secretaria. Você será orientado posteriormente pela Secretaria sobre como fazer a sua matrícula no curso.
A ajuda de custo poderá ser concedida somente a alunos regulares. Se você é aluno regular de um dos programas de pós-graduação stricto sensu do IE e deseja obter ajuda de custo, recomendamos que leia atentamente todas as informações disponíveis no site: https://www.eco.unicamp.br/normas-e-procedimentos?view=article&id=3025