Alguns pontos em destaque
Ênfase numa formação ampla, plural e rigorosa de pós-graduação, em diversas áreas da Economia.
Os cursos proporcionam essa formação por meio da diversidade de disciplinas que compõem o Mestrado e o Doutorado em Economia. O aluno do Instituto de Economia da Unicamp terá a oportunidade de cursar disciplinas de teoria econômica (macroeconomia, microeconomia, economia monetária e financeira), economia política, economia internacional, economia brasileira contemporânea e métodos quantitativos.
Consideração de diversas abordagens ou escolas de pensamento
O Programa de Economia caracteriza-se por uma abertura teórica e metodológica, que encontra expressão na consideração de diversas abordagens ou escolas de pensamento.
Maior peso relativo das abordagens alternativas
Abordagens alternativas à mainstream economics têm um peso maior no Programa de Economia da Unicamp do que em vários outros programas de pós-graduação no Brasil ou no exterior. Nesse particular, destacam-se as abordagens da Economia Política, da teoria evolucionária, da vertente pós-keynesiana - incluindo a vertente kaleckiana – e da abordagem institucionalista.
O Programa possui nota 6 na avaliação da CAPES.
Cursos do Programa: Mestrado e Doutorado
Ingresso: Processo Seletivo anual - (consulte aqui)
Duração: mínimo de 24 e máximo 36 meses para o Mestrado; mínimo de 24 e máximo 48 meses para o Doutorado. Ingressantes do doutorado a partir de 2021, prazo máximo de 72 meses
Requisitos: mínimo de 36 créditos (540 horas/aula), aprovação em Exame de Qualificação e em Defesa Pública de Dissertação/Tese.
Custos: os alunos não pagam mensalidade.
Disciplinas: consultar aqui e https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos
Docentes Credenciados: consultar o Catálogo de Cursos em https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos