DOWNLOAD

Autor: Fernando Nogueira da Costa

Este livro para download gratuito reúne meus artigos/posts escritos no primeiro trimestre de 2020. Estão ordenados por níveis de abstração, desde a Ciência Abstrata até a Regulação, passando pela Evolução, no plano da Teorias Aplicadas de diversas áreas de conhecimento, e a Decisão em Finanças Corporativas. Busca, como é esperado pelo leitor, uma Conclusão.

O propósito desse exercício intelectual foi o entendimento da Dinâmica do Sistema Capitalista por meio da acumulação dos estoques de Capital e Dívida. Registra meu maior interesse de estudo e pesquisa, no período citado, ter sido em torno do conceito-chave de Alavancagem Financeira. É fundamental para a compreensão da evolução do Capitalismo Financeiro como um Sistema Complexo e Dinâmico desde sua gênese.

No primeiro capítulo (Abstração), apresento as inspirações dos intérpretes do capitalismo na Física, evoluindo a Ciência Econômica para ser uma Ciência da Complexidade. A evolução do sistema capitalista como um processo histórico e espacial foi anterior às ideias dos pensadores iluministas em defesa do Liberalismo “laissez-faire” contra o Mercantilismo da intervenção estatal.

Resumo, brevemente, as interpretações do capitalismo pelos autores mais representativos das diversas correntes na história do pensamento econômico. E apresento qual é o debate hoje na fronteira do conhecimento na área: Ciência da Complexidade aplicada à Ciência Econômica.

No segundo capítulo (Evolução), coloco maior foco na reunião de argumentos em defesa da hipótese de Alavancagem Financeira via Capital e Dívida ser central no entendimento dessa dinâmica de um Sistema Não Linear. Empreendimento, inovação com destruição criativa e crédito são ideias-chave para a Economia Evolucionária.

No terceiro capítulo (Decisão), examino os componentes das Finanças Corporativas dentro da Dinâmica do Sistema Capitalista. Para os empresários sem visão social, salário é apenas custo e não demanda. Empreendedores buscam inovação, expansão da produtividade, colocação do dinheiro para trabalhar com alavancagem financeira. Ela necessita de autocontrole: uma dosagem social certa para evitar o vício. Fusões e Aquisições fazem parte da lógica da Dinâmica do Sistema Capitalista.

No quarto capítulo (Regulação), testo a hipótese de todos nós, cidadãos brasileiros, empresas não-financeiras e instituições financeiras, além de governos, cooperativas, etc., sermos componentes do Sistema Financeiro Nacional (SFN). De nossas interações e retroalimentações, desiguais e dinâmicas, emerge sua complexidade.

No último capítulo (Conclusão), critico a base teórico-ideológica da atual estratégia de política econômica implementada na economia brasileira. Finalmente, concluo com meu diagnóstico-síntese do estado atual da economia brasileira: estagdesigualdade. Estando em fase de desalavancagem financeira, apresenta estagnação do fluxo de renda e concentração do estoque de riqueza.