Karin Costa Vazquez, Luna Ramos, Cristina Reis, Fernanda Cimini e João Prates Romero | Carta Capital

 

O ciclo de políticas públicas que se inicia em janeiro de 2023 abre uma oportunidade de aceleração do desenvolvimento sustentável e de reposicionamento estratégico do Brasil no mundo. Para tanto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) emergem como um importante marco conceitual para recolocar o País na trilha dos compromissos assumidos no âmbito da Agenda 2030.

Fruto de processo iniciado na Rio+20 em 2012 e que teve o Brasil como protagonista para a sua aprovação em 2015, a Agenda 2030 estabelece 17 ODS e suas respectivas 169 metas, influenciando diretamente a vida cotidiana da população em temas urgentes como escolaridade, acesso a água e saneamento, emprego, segurança pública e acesso a crédito.

Políticas públicas em todo o mundo têm sido reorientadas para o cumprimento dos ODS. Os ODS também terão destaque na presidência indiana do G20 em 2023, ano em que os países membros da ONU avaliarão o estado do cumprimento da Agenda 2030 e definirão iniciativas para acelerá-la.

 

Leia o artigo completo: https://www.cartacapital.com.br/blogs/observatorio-da-economia-contemporanea/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-como-pontes-para-a-reconstrucao-e-a-transformacao-do-brasil/