Ricardo Carneiro e Rafael Bianchini | Carta Capital

 

O artigo de Fernando Haddad e Gabriel Galípolo deve ser saudado como uma importante iniciativa para reviver um debate sobre um tema crucial para o Brasil e a América do Sul, o da integração regional. Tanto por seus eventuais ganhos econômicos e de policy space, num contexto internacional no qual a moeda reserva, o dólar, tem se constituído num crescente instrumento de poder político. A proposta pressupõe que passos em direção à integração monetária acelerem a integração nas demais dimensões relevantes: a comercial a produtiva e financeira.

Isto posto, cabe examiná-la à luz de três perguntas cruciais: quais os problemas operacionais de uma moeda digital como o SUR, tal qual proposta no artigo? O SUR pode de fato ser um instrumento de aceleração da integração numa região de baixa integração comercial, produtiva e financeira? Não haveria instrumentos mais eficazes – comércio em moeda local, acordos de crédito recíproco – ou no caso do financiamento, menos demandantes de reservas como por exemplo, bancos regionais ou fundos soberanos?

De acordo com o artigo, o SUR teria como características a sua emissão por um Banco Central Sul-Americano capitalizado pelos países-membros proporcionalmente às participações no comércio regional. A integralização do capital dar-se-ia com as reservas ou divisas internacionais dos países-membros ou com um tributo sobre suas exportações para países terceiros, medida que viabilizaria a participação de países com baixo nível de reservas, como Argentina e Venezuela. Como os autores deixam em aberto as regras de conversão entre SUR e moedas nacionais, as moedas e títulos qualificáveis para a capitalização do Banco Central sul-americano, bem como “direitos financeiros” que poderiam ser utilizados como contrapartida para a emissão de SUR, o modelo proposto comporta tanto uma moeda regional lastreada quanto uma moeda regional fiduciária.

 

Leia o artigo completo: https://www.cartacapital.com.br/blogs/observatorio-da-economia-contemporanea/questoes-sobre-uma-moeda-digital-sul-americana-o-sur/