Fábio Terra | Folha de São Paulo
Todos que gostam de economia estão acostumados a ouvir os termos ortodoxia e heterodoxia, que qualificam economistas ortodoxos e heterodoxos. O que isso quer dizer? Sempre que dois economistas discutem, ao menos três opiniões surgem. Logo, não há consenso na definição de ortodoxia e heterodoxia. Vejamos.
É comum definir economistas ortodoxos como os que teorizam usando linguagem formal (matematizada) enquanto heterodoxos preferem maneiras não formais de teorização. Contudo, essa definição é imprecisa, afinal heterodoxos também usam linguagem formal, todavia com pressupostos, desenvolvimento e conclusões diferentes dos ortodoxos. Ademais, ortodoxos também teorizam usando linguagem verbal não formal.
Há quem diga que heterodoxos são economistas do desenvolvimento econômico, apelidados de desenvolvimentistas. Bem, nada mais injusto com ortodoxos, afinal, eles não buscam promover desenvolvimento econômico igualmente? Ortodoxos vira e mexe dizem que heterodoxos são aqueles que não gostam de validação empírica de seus argumentos. Isso é tão injusto com a heterodoxia quanto dizer que ortodoxo não lida com desenvolvimento econômico.
Leia o artigo completo aqui.