César Locatelli | A Terra é Redonda

 

Comentário sobre o livro recém-lançado de Isabella M. Weber

Indignada com o desconhecimento de seus professores de economia, na graduação em Berlim, das causas da crise financeira global de 2008, Isabella M. Weber decidiu aventurar-se a estudar em Pequim. Para sua surpresa, constatou que a economia lá ensinada era a mesma, dos manuais estadunidenses, de seu curso na Alemanha. A história, no entanto, de como a China convergiu para a corrente econômica dominante global após o período maoísta, tornou-se seu objeto de pesquisa.

A China é neoliberal? Isabella Weber prefere tentar desvendar o modo e a razão pela qual o neoliberalismo tornou-se relevante na China. Sobretudo, compreender Como a China escapou da terapia de choque, título de seu livro recém-lançado.

A trama dos acontecimentos da reforma chinesa, narrada por ela, estampa com clareza as forças que, ainda hoje, se digladiam para prevalecer nas decisões econômicas definidoras dos rumos das nações e, principalmente, da forma como o produto social é distribuído, entre nações e internamente às nações. As diferentes visões de mundo, fundantes das linhas de pensamento econômico, mostram-se tacitamente postas no debate chinês da década de 1980.

 

Leia o artigo completo aqui