É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da professora Ligia Maria Osorio Silva, cujo trabalho marcou gerações de pesquisadores na área de História Econômica.

Ligia bacharelou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1966 e, logo após, em razão do cerceamento imposto pelo regime militar às universidades brasileiras e ao pensamento científico, exilou-se em Paris junto com seu então esposo Sérgio Salomé Silva. Na capital francesa, foi pesquisadora do Institut d'Étude du Développement Économique et Social da Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne.

De volta ao Brasil, em 1973, ingressou no mestrado em Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, onde obteve o título de mestre no ano de 1974. Entre 1986 e 1991, realizou sua pesquisa de doutorado na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, defendendo a tese "A lei da terra (um estudo sobre a propriedade da terra no Brasil)", publicada como livro no ano de 1996 sob o título Terras devolutas e latifúndio-efeitos da Lei de 1850, uma inspiração a pesquisadores dedicados ao campo da história agrária e da história da propriedade da terra no Brasil.

Além de intensa publicação sobre assuntos relacionados ao tema da terra, foi com a brilhante tese "A fronteira e outros mitos" que obteve o título de livre-docente no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2001. Nesta casa, que também é a nossa, a professora Ligia Osorio atuou por mais de 50 anos, desde seu ingresso em 1974, ainda quando as Ciências Econômicas eram parte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, até após sua aposentadoria, continuando na condição de professora colaboradora. Exerceu seu ofício em toda sua plenitude, sendo excelente professora, uma orientadora generosa e pesquisadora exemplar.

Não há palavras para expressar a falta que essa figura tão especial nos fará. Que parentes, amigos e colegas sejam alentados pela lembrança de momentos passados em sua presença e que estudantes e docentes de futuras gerações encarem a vida acadêmica com o mesmo entusiasmo e alegria de nossa querida Ligia.

 

Milena Fernandes de Oliveira, em nome do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Campinas, 14 de maio de 2025