O Instituto de Economia da Unicamp (IE-Unicamp) é agora um parceiro pleno do EPOG - Economic Policies for the Global bifurcation, um programa de mestrado conjunto apoiado pela União Europeia no âmbito do Erasmus Mundus Joint Master Degree. A parceria consolida a atuação do IE-Unicamp no cenário internacional e oferece aos estudantes do EPOG a possibilidade de passarem um semestre em Campinas, com o reconhecimento acadêmico direto do instituto, que agora emite diplomas de mestrado para os participantes do programa.

O EPOG é um consórcio global voltado para a formação de especialistas em políticas econômicas, abrangendo três grandes áreas de atuação: inovação e economia digital, macroeconomia e finanças, e desenvolvimento sustentável. O programa foi estruturado para permitir que os alunos combinem diferentes abordagens e instituições em suas formações. Com a entrada do IE-Unicamp como parceiro pleno, os estudantes terão acesso a uma perspectiva latino-americana nas questões econômicas globais e aos debates específicos da escola econômica brasileira.

 

Integração internacional e formação diversificada

 

Como parceiro pleno, o IE-Unicamp passa a integrar um seleto grupo de universidades que concedem diplomas próprios dentro do EPOG. Isso significa que os alunos que optarem por passar um semestre de sua formação em Campinas receberão um diploma do Instituto de Economia da Unicamp, além do diploma europeu emitido pelo programa. Este reconhecimento contribui para aumentar a visibilidade da produção acadêmica do IE-Unicamp e para fortalecer os laços de cooperação internacional com outras instituições de renome, incluindo universidades na Europa, na África e na Ásia.

O modelo do EPOG oferece aos estudantes uma flexibilidade significativa na escolha de seu percurso, o que se reflete na emissão de diplomas conjuntos ou múltiplos, dependendo das instituições envolvidas no plano de estudos de cada aluno. No caso da parceria com o IE-Unicamp, a inserção da universidade brasileira amplia o leque de possibilidades acadêmicas, permitindo aos alunos construir uma formação que inclui a análise de temas e problemas econômicos a partir de uma perspectiva do Sul Global. Esse enfoque é particularmente relevante em temas como desenvolvimento sustentável, políticas de inovação e economia digital, áreas nas quais o IE-Unicamp desenvolve pesquisas e possui experiência consolidada.

O professor Bruno de Conti explica que a entrada da Unicamp como parceiro pleno permitirá que os estudantes do EPOG-JM recebam um duplo diploma, da Unicamp e de alguma das Universidades de Paris que também integram o programa. “Para nós, do IE, é um imenso privilégio aumentar o número de estudantes internacionais frequentando nossos cursos. Esses encontros interculturais são muito ricos e temos muito a ganhar”, afirma.

Os alunos do EPOG que optarem por realizar parte de sua formação na Unicamp terão a oportunidade de integrar-se ao cotidiano acadêmico e ao ambiente de pesquisa do Instituto de Economia. A experiência inclui acesso ao corpo docente, composto por pesquisadores com experiência em políticas públicas, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, e a possibilidade de participar de atividades acadêmicas regulares do instituto. Além disso, a estadia em Campinas permitirá que os estudantes do EPOG interajam com projetos de pesquisa em andamento e contribuam para discussões que envolvem políticas públicas e desenvolvimento social no contexto brasileiro e latino-americano.

Para o IE-Unicamp, a inclusão no EPOG como parceiro pleno representa uma oportunidade de fortalecer sua presença no cenário acadêmico internacional. Além de aumentar a diversidade de seu corpo discente com a chegada de estudantes de várias partes do mundo, a parceria permite que o Instituto amplie o intercâmbio de ideias e perspectivas com outras universidades, consolidando sua posição como um centro de excelência em economia. A colaboração com o EPOG também facilita o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e o fortalecimento de redes de cooperação em temas de relevância global, como transição ecológica, inovação tecnológica e políticas econômicas em resposta às transformações socioeconômicas e ambientais.

 

Mobilidade e cooperação acadêmica

 

O programa EPOG adota um modelo de mobilidade entre instituições parceiras que permite aos estudantes estudar em diferentes países ao longo do curso. Esta estrutura garante que cada aluno tenha uma formação multidisciplinar e internacional, contribuindo para o desenvolvimento de um perfil profissional capaz de atuar em contextos variados. Como parte dessa abordagem, o semestre que pode ser cursado na Unicamp terá o foco na compreensão de questões econômicas sob a ótica dos desafios e das potencialidades da América Latina, oferecendo uma perspectiva complementar às abordagens tradicionalmente oferecidas pelas universidades europeias.

Os alunos do EPOG poderão também, como parte da mobilidade do programa, realizar pesquisas, participar de seminários e integrar-se a grupos de estudo sobre economia brasileira e políticas de desenvolvimento. Além de Campinas, o EPOG mantém parceiros associados em várias partes do mundo, o que permite que os alunos desenvolvam uma rede de contatos e experiências em diversas regiões e continentes. No Brasil, o IE-Unicamp será um dos principais pontos de apoio para aqueles que buscam compreender melhor a dinâmica econômica latino-americana, oferecendo subsídios para análises que consideram o contexto político, social e econômico regional.

 

Acesso a redes acadêmicas e profissionais

 

A entrada do IE-Unicamp como parceiro pleno no EPOG também abre portas para os estudantes interessados em explorar futuras possibilidades de carreira. Por meio do programa, os estudantes têm acesso a uma rede de parceiros associados de diferentes setores e países, incluindo instituições acadêmicas e organizações não acadêmicas que promovem estágios, oficinas e contribuem para a orientação e supervisão de projetos de pesquisa e dissertações. Esses parceiros, que cobrem todas as áreas temáticas dos três Majors do EPOG, aumentam as possibilidades de formação profissional dos alunos e sua integração no mercado de trabalho.

A partir da parceria com o EPOG, o IE-Unicamp espera que a troca de conhecimentos e a colaboração internacional se intensifiquem, não apenas para o benefício dos alunos e professores do instituto, mas também para a construção de novos vínculos que favoreçam o desenvolvimento econômico e social. Além disso, a presença de estudantes internacionais contribui para o fortalecimento do debate acadêmico sobre economia no Brasil, estimulando uma visão global e interdisciplinar dos problemas e das soluções econômicas.

 

Reconhecimento e compromisso com a formação global

 

A integração do Instituto de Economia da Unicamp como parceiro pleno do EPOG reflete o compromisso da universidade com a formação de economistas que estejam preparados para enfrentar os desafios globais do século XXI. A parceria oferece aos estudantes uma oportunidade singular de construir uma trajetória acadêmica e profissional com uma sólida base internacional, desenvolvida a partir do diálogo entre instituições e culturas diversas.

Com a concessão de diplomas próprios do IE-Unicamp aos alunos do EPOG que optarem pelo semestre em Campinas, o Instituto reafirma seu papel como um polo de referência em economia, preparado para contribuir com as discussões e soluções para os principais desafios econômicos e sociais da atualidade.