NOTÍCIA

O GMF Social é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Mercado Financeiro da Unicamp, que oferece o Curso de Finanças Pessoais, em colaboração com a ONG Arca e, em 2024, com o apoio financeiro do Fundo Patronos. Voltado para preencher as lacunas na educação financeira da população brasileira, o curso é ministrado semestralmente na sede da ONG, atendendo 20 alunos da Vila Prudente, em São Paulo. Com uma abordagem prática e interativa, as aulas abrangem tópicos como Orçamento Familiar, Planejamento Financeiro, Operações Bancárias, Matemática Financeira e Introdução a Investimentos, distribuídos ao longo de seis encontros de duas horas cada.

Os principais objetivos do projeto incluem aumentar a conscientização sobre a importância da educação financeira, fornecer conhecimentos práticos para a gestão financeira eficaz e capacitar os participantes a gerir suas finanças de forma responsável. Além disso, o projeto também contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e de comunicação dos membros envolvidos em sua execução.

Os resultados esperados abrangem maior conscientização sobre educação financeira, mudança de hábitos de consumo, realização de economias, aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e melhoria da gestão financeira dos participantes. Os alunos que completam o curso recebem um diploma endossado pela Unicamp, em parceria com a Extensão da pós-graduação do Instituto de Economia da universidade, ampliando suas oportunidades.

O GMF Social é uma das iniciativas do Grupo de Mercado Financeiro da Unicamp, que está localizado no Instituto de Economia. O grupo tem como objetivo proporcionar uma vivência teórica e prática do mercado financeiro, oferecendo cursos, palestras, visitas a instituições parceiras e incentivando a participação em challenges. O processo seletivo para novos membros acontece todo semestre, com mais informações disponíveis no Instagram: @gmf_unicamp