MÍDIA

 

Letícia Naome | CNN Brasil

 

Um novo ano começou e agora é preciso verificar as dívidas e outros gastos que surgem. Dentre as obrigatoriedades a pagar estão o IPTU e IPVA.

O IPTU, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, incide sobre o valor venal do imóvel e é cobrado pelo município. Já o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é de competência do estado e a quantidade a ser paga é calculada com base no valor de mercado do veículo.

Apesar de não haver valor constante para ambos os casos, geralmente o município ou estado concede um desconto para que seja pago à vista e, assim, incentiva a quitação desses impostos em pagamento único.

O professor de economia na Unicamp, Fernando Nogueira da Costa, reforça que esses gastos devem constar no orçamento mensal, ou reservar o valor do 13º para pagá-los.

Da Costa ressalta que as decisões financeiras baseiam-se no custo de oportunidade. Assim, ao fazer uma escolha, é necessário verificar qual dos dois modos trará maior benefício.

Para isso é preciso calcular se o desconto oferecido no pagamento à vista compensa quando comparado a um eventual rendimento de investimentos.

“Deve ser feito um comparativo com a taxa de juros. O quanto vou ganhar em juros se pagar à vista, ou seja, o valor que seria da parcela, se deixar aplicado, qual seria os juros no longo prazo”, diz.

 

Leia a notícia completa: https://www.cnnbrasil.com.br/business/veja-quando-e-mais-vantajoso-pagar-iptu-e-ipva-a-vista-ou-parcelado/