MÍDIA

 

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, a professora Luiza Nassif Pires, do Instituto de Economia da Unicamp, comentou a proposta do governo federal de isentar do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês. Para ela, a medida pode ser um passo importante, mas precisa estar acompanhada de um redesenho mais amplo do sistema tributário.

“O desenho tributário brasileiro é extremamente regressivo. Qualquer medida que corrija isso deve ser muito bem-vinda”, afirmou. Segundo Luiza, a proposta pode representar um ganho distributivo relevante se vier acompanhada de novas faixas de tributação para as altas rendas. “Se for feita uma compensação via aumento de alíquotas nas faixas mais altas, é possível melhorar bastante a progressividade”, completou.

O governo sustenta que a medida não aumentará a carga tributária total, mas especialistas apontam que a eficácia da mudança dependerá da forma como será feita a compensação fiscal. Para Luiza, a proposta atual é um indicativo de que o país está, finalmente, enfrentando a necessidade de uma reforma tributária que enfrente as desigualdades estruturais.

 

Notícia completa: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/03/20/isencao-de-ir-ate-r-5-mil-reforca-debate-sobre-taxacao-progressiva.ghtml