Fernando Sarti e Marcos José Barbieri Ferreira | No Valor
A venda da área de negócios de aviação comercial da Embraer para a estadunidense Boeing, cujos termos gerais foram apresentados no memorando de entendimento, tem sido justificada como necessária para ampliar as escalas empresariais. Ao mesmo tempo, a venda também tem suscitado preocupação no que diz respeito aos riscos associados ao desenvolvimento tecnológico futuro da Embraer e seus impactos sobre a cadeia de fornecedores domésticos e a geração de empregos no Brasil.
Na dimensão tecnológica observam-se duas importantes tendências globais. A primeira é o significativo aumento das atividades inovativas para enfrentar os desafios e as oportunidades da revolução tecnológica em marcha, mais conhecida como Indústria 4.0. Constata-se que as novas tecnologias estão trazendo grandes impactos sobre a estrutura da indústria, particularmente sobre os setores mais intensivos em tecnologia, como é o caso da indústria aeroespacial e de defesa (A&D). Segundo informações da Industrial Research and Innovation Monitoring and Analysis (IRIMA) da Comissão Europeia, os gastos em P&D cresceram 50% nos últimos dez anos. O indicador de intensidade tecnológica (relação investimentos em P&D e receita líquida) cresceu de 3,2% para 4,1%. A segunda tendência é o elevado grau de concentração das atividades inovativas em termos de países, setores e empresas. O gasto em P&D das 2,5 mil maiores corporações (US$ 815 bilhões em 2016/2017) representou 55% do gasto total, público e privado, em P&D no mundo e 90% de todo gasto empresarial em P&D. Apenas sete setores (automobilística, químico, complexo de saúde, produtos e serviços de TIC´s, máquinas e equipamentos e aeroespacial e defesa) foram responsáveis por 87% dos gastos de P&D. Cem empresas foram responsáveis por mais de 50% dos gastos em P&D, enquanto 10 economias são sede de 87% das empresas (2.165 empresas) e concentram 90% dos gastos em P&D. Nove empresas brasileiras foram responsáveis por insignificantes 0,25% dos gastos de P&D do grupo de 2,5 mil empresas. A Embraer é uma delas.
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