MÍDIA

 

A Folha de S.Paulo publicou uma reportagem destacando os avanços e desafios do Brasil em políticas de cuidado, como creches e apoio a idosos, que ainda enfrentam desigualdades de gênero devido à falta de dados estruturados. A Professora Luiza Nassif, do Instituto de Economia da Unicamp, alerta que a ausência de dados desagregados por gênero e raça prejudica a criação de políticas eficazes para redistribuir o trabalho de cuidado não remunerado, historicamente concentrado em mulheres, especialmente negras e de classes vulneráveis.

Nassif enfatiza a necessidade de integrar perspectivas interseccionais e reconhecer o valor econômico do cuidado, defendendo investimentos em coleta de dados para subsidiar ações estruturais. A reportagem também menciona iniciativas como o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres , mas ressalta que, sem métricas claras, a equidade segue comprometida.

 

Notícia completa: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/brasil-avanca-na-politica-de-cuidado-mas-lacuna-de-dados-ainda-alimenta-desigualdade-de-genero.shtml