DOWNLOAD

Organizadores: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza (IE) e Miguel Juan Bacic (IE)

Este livro integra o acervo de estudos e pesquisas sobre a Estrutura Industrial e Desempenho das Pequenas e Médias Empresas da Região de Campinas desenvolvidos pelo Centro Técnico de Assessoria Empresarial - CTAE (1968-1985), sob coordenação da professora Déa Lucia Pimentel Teixeira. O CTAE concentrou no período de 1968 a 1985, no antigo Departamento de Planejamento Econômico (DEPE) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), as atividades relacionadas com pesquisas e ensino (de extensão e pós-graduação), tendo como foco as pequenas e médias empresas industriais (PMIs). As atividades desenvolvidas propiciaram um número expressivo de pesquisas nas áreas da economia industrial e regional, que possibilitaram tecer os primeiros quadros sistemáticos da estrutura industrial da região de Campinas. As investigações desenvolvidas se fundaram em estudos de campo que permitiram construir cadastros sobre as empresas industriais que atuavam na região de Campinas (período 1974 a 1983) e diversos estudos pioneiros sobre a estrutura industrial e a dinâmica das pequenas e médias empresas.

Os estudos são apresentados na seguinte ordem: Cadastros, Estudos Setoriais, Políticas e Estudos sobre PMEs.

O conjunto de cadastros industriais disponibilizados, a partir de pesquisas de campo, pelo CTAE possibilitou formar o primeiro quadro detalhado sobre o perfil da indústria da região. Informações tais como produtos comprados e vendidos, mercados de atuação, número de empregados, ademais de servir de elemento de consulta para empresários, possibilitaram traçar o perfil da estrutura industrial.

Aos diversos estudos setoriais mostram os resultados da tradição do CTAE em realizar estudos a partir de investigações e levantamentos de campo, usando preferencialmente fontes primárias. Assim foi traçado de forma pioneira o perfil industrial da região de Campinas e foram estudadas concentrações setoriais de empresas (denominadas na atualidade de arranjos produtivos locais).

Dois estudos, que são fruto de teses de doutorado, propõem políticas para as PMIs e abordam um tema, o da subcontratação, que se tornou prioritário dentro do conjunto das estratégias empresariais a partir da metade dos anos 90, em função do desenvolvimento de estratégias empresarias de outsourcing global e do aumento da confiabilidade dos fornecedores e das cadeias logísticas.

Esperamos assim, contribuir com a preservação da memória de pesquisas e informações de utilidade para os estudiosos do tema, mostrando adicionalmente, a produção de um grupo de pesquisadores que atuou nos primeiros anos da Unicamp.