Em tempos de barbárie no Brasil e no mundo, provocada pela crise estrutural do capital, se faz uma urgência teórica: o estudo do passado a partir da longa duração, se apropriando da raiz dos principais problemas, de modo a extrair sínteses estruturais capazes de armar novamente o pensamento social para a ação. É justamente esta a motivação desse seminário, que também lançará o livro: “Formação Econômica do Brasil: herança colonial, industrialização dependente e reversão neocolonial”, organizado pelo prof. Fábio Campos.

Num contexto de miséria do capitalismo, cuja crise civilizacional brasileira na atualidade constitui um capítulo da crise mundial, este seminário se filia com a tradição de 50 anos do Instituto de Economia da Unicamp em pensar a realidade econômica a partir de suas estruturas históricas e os horizontes de transformação. O evento constitui, assim, o resultado de um acúmulo de reflexões no campo da história econômica, formação econômica do Brasil e imperialismo. Igualmente, este seminário e o lançamento de tal livro coroam, além do esforço crítico de vários pesquisadores nos dilemas da formação brasileira tais como dependência externa e subdesenvolvimento, o engajamento de alguns professores na reflexão conjunta com diversos movimentos sociais brasileiros, tendo como eixo temático a revolução brasileira.
Lançamento do livro: Introdução à formação econômica do Brasil: herança colonial, industrialização dependente e reversão neocolonial (Org. Fábio Campos)
Quando: Dia 12 de setembro, às 14h.
Onde: Auditório Zeferino Vaz - Instituto de Economia