EVENTO EXTERNO

O Congresso Paulista de Economia, organizado pelo Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP), acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2024, reunindo economistas, pesquisadores e acadêmicos para discutir temas fundamentais para o futuro econômico e sustentável do Brasil. O Instituto de Economia da Unicamp (IE-Unicamp) será representado por dois destacados professores: Marcelo Justus e Paulo Sergio Fracalanza, que contribuirão para os debates com suas análises e pesquisas.

O Professor Marcelo Justus apresentará o estudo "Salvando vidas e a economia brasileira: o efeito multiplicador dos gastos sociais na pandemia da Covid-19", baseado nos resultados econométricos preliminares da tese de doutorado de Bernardo Geraldini, aluno do programa de Ciências Econômicas da Unicamp. Este estudo já foi discutido na Conferência Pós-Keynesiana de Lille em 2023 e será também apresentado no encontro de 2024 da Latin American Economic Association (LACEA) e do capítulo latino-americano da Econometric Society (LAMES) em Montevidéu.

O Professor Paulo Sergio Fracalanza, também do IE-Unicamp, enriquecerá as discussões do congresso com sua expertise em economia ambiental e políticas públicas, contribuindo para o tema central do evento: "Estado, empresas e universidades: oportunidades do Desenvolvimento Sustentável - São Paulo e o Brasil na Descarbonização". A programação incluirá debates sobre economia verde, tributação ambiental, sustentabilidade e os desafios e oportunidades em diversos setores, como indústria, comércio, serviços e agronegócio.

O evento será realizado de forma híbrida, com a participação presencial no Teatro FECAP, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e virtual, com transmissão ao vivo pela TV Economista, o canal do Corecon-SP no YouTube. Apenas os inscritos terão acesso à transmissão ao vivo por meio de um link exclusivo enviado por e-mail.

Interessados em participar devem realizar a inscrição pelo link https://economia.coreconsp.gov.br/congresso-paulista-de-economia2024 . No momento da inscrição, é possível solicitar o certificado de participação, que será enviado por e-mail, contabilizando um total de 16 horas de atividades.

O Congresso Paulista de Economia é uma excelente oportunidade para acadêmicos, profissionais e estudantes de economia explorarem novas perspectivas, compartilharem conhecimentos e discutirem os desafios e oportunidades que moldam o cenário econômico atual e futuro do Brasil.

Participe e contribua para o debate sobre o desenvolvimento sustentável e o futuro econômico do país.