DOWNLOAD

Autor: Fernando Nogueira da Costa

Este livro didático de Introdução à Economia Fundamental – a que serve de fundamento: básica, essencial, necessária – em 10 lições, tem como público-alvo o que deseja começar a estudar economia, inclusive o composto por não economistas, ou seja, estudantes e profissionais de outras carreiras: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Políticas, Ciências Sociais, Direito, Engenharias, etc.. É um livro de “auto-ajuda econômica”, no sentido mais apropriado de que almeja ensinar a lógica da escolha racional, informada por teorias econômicas. O autor se coloca como conselheiro ou assessor econômico do leitor, “trocando em miúdos” as teorias e os modelos de decisão complexos. O livro busca ajudar o leitor na arte de pensar o seu ambiente econômico. Pretende ser um guia introdutório ao conhecimento de Economia sem economês, para leigos, rompendo a incomunicabilidade entre os especialistas e os não especialistas.

Ele não fica restrito à matéria convencional de um curso de Introdução à Economia, pois concilia a linguagem acessível ao rigor metodológico, contemplando as teorias econômicas contemporâneas realmente relevantes.

Assim, torna-se útil como fonte de consulta permanente inclusive para o estudante de Economia de séries mais avançadas. Este estudante poderá sempre retornar a este manual, devido à facilidade de consulta às definições e conceitos chaves. Seus conteúdos em microeconomia, macroeconomia, economia internacional, desenvolvimento econômico, e história do pensamento econômico permitem também a recordação da matéria pelo estudante de Ciência Econômica que vai prestar o Exame Nacional do Curso de Economia.

O objetivo geral do livro é mostrar como o conhecimento econômico possibilita uma melhor análise para as diversas tomadas de decisão econômico-financeira, no nosso cotidiano, sistematizando o conhecimento genérico do cidadão e socializando o conhecimento específico do economista.

O primeiro objetivo parcial – geralmente colocado no primeiro capítulo de cada parte – é examinar microfundamentos da macroeconomia através das teorias das decisões básicas dos agentes econômicos ou das firmas. O segundo objetivo parcial – colocado no outro capítulo de cada parte – é examinar macrofundamentos da microeconomia através das teorias dos principais problemas resultantes sistêmicos (inflação, desemprego, ciclo econômico e crise cambial) e das relações internacionais entre as decisões de políticas macroeconômicas, em economia aberta. Portanto, as matérias (monetária, microeconomia, macroeconomia e internacional) estão integradas ou articuladas entre si, dentro de cada uma das seis partes.