Autor: Margarida Afonso Costa Baptista
Este livro é uma versão ligeiramente modificada da minha tese de doutoramento "A Abordagem Neo-Shumpeteriana: desdobramentos normativos e implicações para a política industrial", elaborada sob orientação de Mario Luiz Possas e defendida no Instituto de Economia da Unicamp ao final de 1997.
As alterações introduzi das nesta versão foram de caráter apenas formal ou pontual, preservando-se o seu conteúdo básico.
Inicialmente, gostaria de expressar minha gratidão não só a meu orientador, que soube ponderar a crítica rigorosa com o estímulo necessário à conclusão desta empreitada, mas também a Fábio Erber, Luciano Coutinho, Mauro Borges Lemos e Wilson Suzigan que indicaram, em suas argüições, vários (e bons) caminhos para investigação futura.
Roberto Vermulm leu atentamente a primeira versão do capítulo 3 e, a partir de seus comentários, consegui resolver alguns problemas importantes. Sílvia Possas, Márcio Wohlers e Wilnês Henrique contribuíram com sugestões relevantes. Fernando Costa deu uma "dica" rápida, mas muito importante. A todos eles eu agradeço. Naturalmente, a responsabilidade sobre as idéias e interpretações aqui apresentadas é integralmente minha.
Sou também grata a Tânia de Mattos Toledo e a Diuliana da Cunha França o suporte que o SPD do Instituto de Economia da Unicamp me deu nesta empreitada.
A Secretaria Acadêmica forneceu-me todo o apoio de que necessitei. José Alberto Curti e Maria Aparecida Fernandes merecem agradecimentos especiais pela eficiência e pelo tratamento simpático que sempre me dispensaram. Também sou grata a Célia Maria Passarelli Quitério e Neide Pereira Baldovinotti que me auxiliaram ao longo do processo de revisão e publicação deste livro.
Finalmente, expresso aqui meus agradecimentos a Geraldo Di Giovanni, diretor do Instituto de Economia da UNICAMP, por todo o apoio institucional que recebi, fundamental para a concretização deste livro. À FAPESP agradeço a concessão do auxílio financeiro a esta publicação.