DOWNLOAD

Autor: Frederico Mazzucchelli
Este trabalho é uma versão ligeiramente modificada da tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Economia e Planejamento do IFCH – Unicamp, em julho de 1983. Foi aí, nos gestos de meus colegas, professores e alunos, que encontrei o ambiente de respeito e seriedade intelectual, indispensável ao avanço da reflexão criadora.

Registro duas dívidas maiores. A primeira, com Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, mestre e companheiro, que me libertou das leituras obtusas de Marx. A oportunidade que tive ao assumir seu curso de Teoria Econômica representou um desafio estimulante, decisivo para minha fixação no tema aqui tratado. João Manuel Cardoso de Mello foi, por seu turno, o amigo e o orientador constante. Sua dedicação, em meio a tantas atribuições, revela o espírito maior e o irrestrito compromisso com o conhecimento.

As discussões que mantive com Carlos Alonso Barbosa de Oliveira, José Carlos de Souza Braga, Ronaldo Marcos dos Santos e Enrique de la Puerta foram fundamentais pelo estímulo, esclarecimento e correção de diversas passagens do texto. Eximo-os, evidentemente, da responsabilidade pela permanência de eventuais equívocos.

Destaco, ainda, as cuidadosas e alentadas observações de Liana Maria Aureliano, Brasilio Sallum Jr., Luciano G. Coutinho, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e João Manuel Cardoso de Mello, que compuseram a banca examinadora da tese.

Lembro, por fim, que foi graças ao apoio institucional da FUNDAP que pude dispor dos meios necessários à elaboração do trabalho. A colaboração desprendida que aí encontrei de Sonia Regina Zan Guimarães, Denise de Almeida, Newton Sodré, Adir de Lima e Rui Fontana Lopez foi absolutamente fundamental. A todos, meu carinho e reconhecimento.