DOWNLOAD
Autor: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Renata Coutinho
O primeiro volume do livro Desenvolvimento capitalista no Brasil procurou reunir e oferecer aos leitores um conjunto de ensaios que proporcionasse uma visão ampla da trajetória recente do desenvolvimento brasileiro. Este segundo volume tem o propósito de avaliar algumas questões particulares e desenvolver temas setoriais.
Neste sentido, foram incluídos artigos sobre o endividamento externo, sobre o desempenho do investimento público, sobre o papel do sistema financeiro, distribuição de renda, desequilíbrios regionais, política agrícola, etc.
Todos os temas foram tratados contra o pano de fundo do debate travado no quase silêncio dos anos setenta, agora projetado aos olhos da opinião pública, por força da crise econômica e política que atravessamos.
Aliás, a própria evolução da crise se encarregou de revelar a importância de algumas questões colocadas entre parênteses por ocasião do milagre brasileiro. Entre estas está sem dúvida a problemática dos desequilíbrios regionais que inevitavelmente retomará ao centro do debate politicoeconômico, depois de ter permanecido engavetada por um bom tempo. A crise e a recessão também tomaram incontomável a discussão a respeito da necessidade de uma política de emprego e a investigação sobre as condições de execução de uma política agrícola adequada.
As autoridades econômicas têm revelado um supremo desdém pelos temas referidos acima. Particularmente o problema do emprego e a chamada questão regional têm recebido um tratamento tópico e imediatista, quando não meramente retórico e eleiçoeiro. A política agrícola ainda não ultrapassou o estágio dos remendos e dos expedientes, sem qualquer horizonte de longo prazo.
Por tudo isso é mais que oportuno retornar a estas "questões malditas", procurando recuperar suas origens, para evitar a repetição dos mesmos equívocos.