Data: 10 de dezembro
Proposta: Nada é mais urgente do que desenvolver um pensamento e uma inteligibilidade de mundo alternativos àqueles que o neoliberalismo conseguiu impor a todo o planeta. E é de uma filosofia política (no sentido amplo do termo) que precisamos, mas que não pode consistir em um simples retorno ao socialismo clássico, comunismo, anarquismo ou liberalismo; nem resultam do simples acréscimo das análises desenvolvidas por tal e tal filósofo, economista, sociólogo, por mais corretos que sejam. Porque não será suficiente que essas análises sejam corretas. Se forem, ainda terão que ser amplamente acreditadas e compartilhadas e, se possível, em escala mundial.
É tempo de delinear um avanço coletivo decisivo no campo das ideias. Esta é a aposta deste manifesto, fruto de um trabalho que reúne intelectuais, mas também ativistas, escritores e artistas, cerca de 300 personalidades de 33 países diferentes que concordaram em favorecer as ideias que partilham. Sem exagero, poderíamos dizer que este Segundo Manifesto Convivialista é o manifesto de uma internacional informal nascente. Uma Internacional que só pede para se expandir para se tornar uma preocupação de todos.
Expositores: Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque e André Magnelli
Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque é Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne), e Pós-doutor pela Universidade de Paris-Nanterre. É professor titular de Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco, atuando também no programa de Pós-Graduação em Sociologia da instituição. Atuou na presidência da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS) e foi vice-presidente da Associação Movimento Anti-utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS).
André Magnelli é idealizador, realizador e diretor do instituto de livre estudo, pesquisa, escrita e formação Ateliê de Humanidades. É professor adjunto da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, onde leciona na graduação e nas pós-graduações de Filosofia Moderna e Contemporânea, de Ciências da Religião e de Filosofia & Literatura. Tem graduação, com grau summa cum laude, em ciências sociais pelo IFCS-UFRJ e mestrado (2009-2010), doutorado (2011-2015) e pós-doutorado (2016) pelo IESP-UERJ. Foi assistente de pesquisa (2010-2013) e pesquisador associado do núcleo de pesquisa em teoria social e sociológica SOCIOFILO, do IESP-UERJ, liderado por Frédéric Vandenberghe. É pesquisador parceiro do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos (UFRGS). Publica periodicamente no Jornal do Brasil (JB); foi membro organizador e editor do Blog do Sociofilo e é editor do Cadernos do Ateliê e do Ateliê de Humanidades Editorial. Pesquisa na interface de teoria social, tecnociências & sociedade, sociologia histórica do político, teoria antropológica, ética, filosofia política e retórica.
Link para participar: https://youtu.be/J1GKYKDwUXs