Giorgio Romano Schutte | Diplomatique Brasil

No dia 28 de junho, houve o anúncio político da conclusão da fase de negociação do Acordo de Associação entre a União Europeia (28 países, incluindo ainda o Reino Unido) e o Mercosul. O acordo tem três pilares: econômico-comercial, político e cooperação. E, mesmo o primeiro pilar vai muito além de livre-comércio. Envolve regras sobre compras governamentais, investimentos, atuação de empresas estatais, propriedade intelectual, denominações de origem geográfica, entre outros. Em relação ao comércio propriamente dito, em parte se negociou livre comércio, mas, para os segmentos mais importantes como a exportação agrícola do Mercosul, se negociou justamente a restrição comercial, por meio de cotas.

Contexto político brasileiro

A gestão do ministro Ernesto Araújo à frente do Itamaraty destoa de tudo que já se viu na política externa brasileira. Em sintonia com o presidente Jair Bolsonaro, ele é integrante de uma ala neoconservadora que causa risos e espantos. O que parecia ser uma agenda chamada antiglobalista, porém, aparece cada vez mais como um para-raios para bagunçar a discussão. Na realidade, quem controla a política externa é a ala do ultra-liberalismo comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O Brasil pleiteou ser membro de um dos pilares da globalização liberal: a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e fechou o acordo de parceria com a União Europeia. Ele contém um capítulo inteiro sobre direitos ambientais e trabalhistas, com referências a normas de organizações multilaterais desprezadas por Donald Trump, líder do chamado “pan-nacionalismo ocidental”. Assim, em um dia, o chanceler afirma que “o aquecimento global é uma trama globalista”. Em outro, anuncia com orgulho um acordo com muitas referências ao Acordo de Paris e outros que tentam dar uma resposta multilateral aos problemas ambientais. O acordo combate também o trabalho infantil, destoando das declarações do próprio presidente acerca do tema.

Leia o artigo completo aqui.