André Nassif e Paulo Morceiro | Carta Capital

Definimos “política industrial” como a adoção de instrumentos de intervenção governamental destinados a privilegiar atividades ou segmentos, inclusive fora do setor manufatureiro, com elevado potencial de criar e difundir progresso técnico, sustentar o avanço da produtividade, gerar empregos qualificados e promover o desenvolvimento econômico da nação e de suas distintas regiões.

Para ser bem-sucedida, a política industrial deve ser concebida de forma sistêmica e articulada com as demais políticas públicas. Almeja, portanto, o mesmo objetivo geral dos planos nacionais de desenvolvimento.

Vale, porém, uma advertência: a política industrial dificilmente mostrará resultados promissores se não for coordenada com a política macroeconômica, sobretudo se esta se guiar por instrumentos recorrentes que mantêm as taxas de juros reais elevadas e a moeda sobrevalorizada por longos períodos de tempo.

Leia o artigo completo: https://www.cartacapital.com.br/blogs/observatorio-da-economia-contemporanea/uma-proposta-de-politica-industrial-para-o-brasil/