Luiz Gonzaga Belluzzo | Valor

“Devemos abandonar os falsos princípios morais que nos conduziram nos últimos dois séculos. Eles colocaram as características humanas mais desagradáveis na posição das mais elevadas virtudes. Não há nenhum país, nenhum povo que possa vislumbrar a era do tempo livre e da abundância sem um calafrio [...]. Pois fomos educados para o esforço aquisitivo e não para fruir [...]. Se avaliarmos o comportamento e as realizações das classes abastadas de hoje, as perspectivas são deprimentes [...]. Os que dispõem de rendimentos diferenciados, mas não têm deveres ou laços, falharam, em sua maioria, de forma desastrosa no encaminhamento dos problemas que lhes foram apresentados.” (John Maynard Keynes, Perspectivas Econômicas dos Nossos Netos - 1930).

Os jesuítas da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), me adiantaram gentilmente a Encíclica Fratelli tutti na sexta-feira, 2 de outubro. Peço licença para oferecer aos leitores do Valor uma citação do documento do Pontífice, divulgado no domingo, 4 de outubro.

“Se alguém acredita que se trata apenas de fazer funcionar melhor o que já fazíamos, que a única mensagem é que devemos melhorar os sistemas e as regras já existentes, está negando a realidade... Observa-se a penetração cultural de uma espécie de “desconstrucionismo”, onde a liberdade humana pretende construir tudo a partir do zero. Fica em pé unicamente a necessidade de consumir sem limites e a exacerbação de muitas formas de individualismo sem conteúdo”.

Leia o artigo completo aqui.