Pedro Paulo Zahluth Bastos | Na Carta Capital

Como vários autores mostraram, a troca livre de ideias foi fundamental não só para a recriação da democracia ocidental na época moderna, mas para o desenvolvimento do próprio capitalismo. Aliás, não foi só o planejamento central que determinou a falência do comunismo real, foi a falta de democracia e de escolas livres.

O projeto Escola Sem Partido não é anticomunista, mas antiocidental e até anticapitalista. Com incentivo de Bolsonaro, o projeto de lei prossegue, ameaçador, na pauta do Congresso. Seu objetivo não é promover a livre troca de ideias. É intimidar ou mesmo censurar o debate de conceitos que desenvolvam aquilo que o ex-capitão chamou de “pensamento crítico”, mas que é preferível chamar de debate tolerante e culto entre pensamentos diversos e democráticos.

Leia aqui o artigo completo aqui.

*- Pedro Paulo Zahluth Bastos é professsor do Instituto de Economia da Unicamp.