MÍDIA

Patricia Fachin | Do IHU Unissinos

Para além das medidas de saúde pública que já estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde, a crise instalada por conta do avanço do coronavírus requer alternativas para solucionar o agravamento da crise social do país, que tende a aumentar, diz o economista Waldir Quadros à IHU On-Line. Segundo ele, numa conjuntura em que 80% dos trabalhadores brasileiros são pobres e vivem com renda de até 1.700 reais e em habitações precárias, é preciso “fazer o possível para dar o mínimo de suporte para as pessoas mais vulneráveis, ou seja, tem que ter um gabinete de crise para esta área também”, sugere. “O que significa para os pobres ficar em casa? Além da situação de empregabilidade deles, tem que se considerar a situação habitacional: quais são as condições de habitação e moradia dos pobres e miseráveis? Eles terão que ficar em casa, mas em que casa? Na periferia desassistida, nas favelas?”, questiona.

Ele diz ainda que se as projeções do alastramento do coronavírus estiverem corretas, a situação pode ficar “explosiva” no país. “Dizem que o óbito é mais comum em idosos e temos inúmeros idosos vulneráveis no país. Mas e se não for só isso? Já estão falando que o vírus atingiu crianças e jovens em outros países. Então, essa situação pode ficar explosiva: as pessoas vão aguentar tudo quietinhas, vendo os parentes morrerem sem ter assistência? Em vários países não estão conseguindo enterrar os seus mortos. Aqui, no nosso universo, com a rede que temos, não será possível enterrar todo mundo. Não quero apresentar um cenário catastrófico, mas vai ser uma situação difícil se acontecer tudo que estamos esperando, considerando a nossa atual condição social”, desabafa.

Na entrevista a seguir, concedida por telefone, Waldir Quadros também comenta rapidamente o decreto de calamidade pública anunciado pelo governo federal na noite de terça-feira, 17-03-2020, que propõe o não cumprimento da meta fiscal do gasto público até 31 de dezembro de 2020. “O Estado pode não cumprir a meta fiscal e isso é um começo para enfrentar a crise nas diversas áreas sociais”, afirma.

Waldir José de Quadros possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, onde atualmente é professor associado do Instituto de Economia.

Leia a entrevista completa aqui.