A austeridade fiscal adotada pelo governo representa um retrocesso, ao prejudicar o futuro das próximas gerações e promover a desigualdade social. A avaliação foi feita nesta terça-feira (7) por convidados da audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre os impactos setoriais dos cortes orçamentários. O pedido de realização do debate foi feito pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Paulo Paim (PT-RS).

Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Brasil Debate, Pedro Rossi disse que a desigualdade social e a garantia dos direitos humanos estão intrinsecamente ligadas às finanças públicas. Segundo ele, o corte de gastos sociais tem profundos impactos distributivos e prejudica sobretudo os mais pobres, com efeitos maiores sobre negros e mulheres.

Leia notícia completa aqui.