Guilherme Mello | No Brasil Debate

O sistema bancário no Brasil é um dos mais concentrados do mundo. Os cinco maiores bancos concentram mais de 80% dos ativos totais em 2016, índice bastante elevado em comparação com a média internacional. Entretanto, o que mais chama atenção é que o custo médio do crédito no Brasil é bastante superior ao de outros países do mundo, mesmo em países com concentração bancária similar à do Brasil. Isso se deve, em parte, ao maior custo de captação e a taxa de inadimplência, mas também se relaciona com a margem líquida dos bancos e com a taxação sobre as operações de crédito. Ou seja, nosso sistema bancário concentrado compete pouco entre si, o que explica em parte a dificuldade de acesso e o elevado custo do crédito.

Do ponto de vista estrutural e de longo prazo, a desconcentração do mercado bancário e o aumento do número de instituições de crédito (como cooperativas, fintechs etc.) pode levar a uma maior concorrência entre seus integrantes, promovendo uma redução das margens líquidas. Além disso, no curto prazo, medidas visando a melhorar o ambiente de negócios, reduzindo custos e facilitando a recuperação de garantias, podem ajudar no processo de queda dos juros cobrados ao tomador final.

Leia aqui o artigo completo.