PREMIAÇÃO

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Saúde divulgaram na terça-feira, 7, o resultado final da chamada de apoio a pesquisas em COVID-19 (Chamada 07/2020). Ao todo, foram 90 projetos de pesquisas classificados dentro dos limites orçamentários, totalizando cerca de R$ 45 milhões.

Entre as pesquisas selecionadas, consta o projeto coordenado pelo professor Alexandre Gori Maia (IE-UNICAMP), intitulado "O uso de big data para avaliação da efetividade de intervenções não farmacológicas no enfrentamento de epidemias e seus impactos econômicos”.

Com duração de doze meses a partir de agosto, o projeto avaliará os impactos das políticas de isolamento social implementadas durante a pandemia de COVID-19 na saúde, emprego e atividade econômica. O projeto propõe ainda o uso de big data obtidos de redes sociais para acompanhamento e avaliação em tempo real das políticas.

De acordo com Gori Maia, o projeto tem dois objetivos principais. O primeiro é orientar a decisão de políticas públicas, pois avalia a efetividade de estratégias de combate a epidemias nas condições de saúde e atividade econômica. O segundo é propor uma estratégia de análise baseada em big data de redes sociais, que viabilizará o acompanhamento e avaliação de impactos de uma política o mais próximo possível do tempo real de sua implementação. Ou seja, não dependerá da disponibilização de fontes secundárias de informações, que pode levar meses ou anos.

O projeto é uma parceria do Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+) com a University of Texas at Austin (Profa. Leticia Marteleto). E conta também com a participação do doutorando Luiz Gustavo Sereno e da pesquisadora Cristina Guimarães Rodrigues.