PREMIAÇÃO

O Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp) anuncia com satisfação que Jorge Alejandro Mitjans Villarroel, graduado por esta instituição, conquistou o segundo lugar no Prêmio Corecon-SP de Excelência em Economia – Concurso de Monografias 2023. Este evento, realizado pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), é uma iniciativa relevante para o incentivo da pesquisa acadêmica e o reconhecimento na área de economia, tendo recebido inscrições em 28 diferentes categorias.

A monografia "Comércio Exterior, Estrutura Produtiva e Desigualdade: Experiências de Brasil, México e Equador", orientada pela professora Carolina Troncoso Baltar, analisa a relação entre o comércio internacional, a dinâmica produtiva e a desigualdade de renda na América Latina, com enfoque em Brasil, México e Equador. O estudo mostra que Brasil e Equador possuem um volume significativo de bens intensivos em recursos naturais em suas exportações, enquanto o Brasil também exporta produtos manufaturados. O México, por sua vez, tem a pauta exportadora focada no setor automobilístico, com alta dependência de insumos importados. O trabalho ressalta que o México possui um nível de complexidade maior em sua pauta exportadora, em contraste com os menores níveis de Brasil e Equador, sendo o último com um índice de complexidade negativo. A pesquisa também indica que a desigualdade de renda nos três países tem diminuído, sugerindo que a complexidade econômica não é o único fator para a distribuição de renda, influenciada também por políticas de renda e outros aspectos.

O Instituto parabeniza Jorge Alejandro Mitjans Villarroel por este importante reconhecimento, que reflete o compromisso da instituição com a excelência em pesquisa e a formação de economistas qualificados. Este trabalho contribui significativamente para a compreensão das dinâmicas econômicas na América Latina, e desejamos a Jorge Alejandro sucesso contínuo em suas iniciativas acadêmicas e profissionais futuras.