O Transforma Unicamp, Progressive Internacional e Phenomenal World convidam toda a comunidade acadêmica da Unicamp a participar do simpósio internacional Festival de Ideias: Poder e Prosperidade em um Mundo Multipolar, evento que contará com Eduardo Suplicy, Laura Carvalho e Mariela Castro.

O evento será realizado no dia 20 de junho de 2024, entre o Teatro de Arena e os auditórios do Instituto de Economia (IE), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Para além do papel histórico que exerce na esfera internacional, a presidência do G20 em 2024 faz do Brasil o país ideal para o encontro de articuladores fundamentais ao desenho de uma ordem mundial pacífica, igualitária e democrática. Nas últimas cinco décadas, da Teoria da Dependência no campo intelectual à liderança do presidente Lula na construção de uma ordem global “baseada no diálogo, no multilateralismo e na multipolaridade” no campo político, o Brasil esteve na vanguarda do debate geopolítico.

O festival reunirá  pesquisadores, jornalistas, ativistas, lideranças políticas e estudantes no debate sobre o que poder e prosperidade devem significar em um mundo multipolar. Os participantes irão apresentar perspectivas sobre a ordem mundial em desenvolvimento, o debate sobre o papel do Brasil na transformação dessa ordem e a construção de consensos para embasar as mudanças que virão.

As mesas discutirão temas como a transformação ecológica, G20, neoliberalismo, a questão da Palestina, imperialismo, renda básica universal, poder dos trabalhadores, políticas públicas, hierarquias monetárias e crise climáticas.

Dentro os nomes confirmados, temos:

• Eduardo Suplicy, deputado estadual de São Paulo;
  • Laura Carvalho, Diretora de Equidade da Open Society;
  • Lindbergh Farias, deputado federal pelo Rio de Janeiro;
  • Mariela Castro Espin, deputada da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba;
  • Alberto Garzon, ex-Ministro do Consumo da Espanha;
  • Danda Tonatzin, deputada estadual de Minas Gerais
  • Samuel Péres Álvarez, presidente do Congresso da Guatemala e economista;
  • Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores;
  • Andrés Arauz, ex-Ministro do Conhecimento do Equador e ex-Diretor-Geral do Banco Central;
  • Juliane Furno, assessora da Presidência do BNDES;
  • Guilherme Mello, secretário de política econômica do Ministério da Fazenda.

Inscreva-se agora no site e participe de nosso evento! https://act.progressive.international/festival-pt/